terça-feira, 18 de agosto de 2020

Joãozinho/ Serra das Araras

Serra das Araras outra vez

Depois de duas semanas sem fazer trilha por conta dos compromissos, estava na hora de caminhar. Tinha em mente voltar a trilha da Serra Negra, montanha que pertence ao conjunto do Retiro. A intenção era ir até o cume menor, seguindo a longa crista a norte. Acabei recebendo um convite da Thais Bula, que conheci quando fizemos  a trilha do Alcobaça no ano de 2018, em dezembro. Combinamos os horários e os pontos de encontro para o sábado, 15 de agosto de 2020. O destino da vez era o Joãozinho, montanha vizinha do João Grande.

Joãozinho

O Joãozinho é uma montanha pouco frequentada da Serra das Araras e tem 1.463 m de altitude. A previsão para o dia da trilha era favorável. Acordei bem cedo no sábado, arrumei a mochila e segui para o ponto de ônibus. Mandei uma mensagem para a Thais avisando que o ônibus estava a caminho. Embarquei por volta das 06h20 da manhã e ás 06h30 encontrei Thais. Conversamos um pouco sobre as trilhas e sobre o que nos esperava. Estivemos no Morro da Covanca  exatamente duas semanas antes.

Morro da Covanca.

Na ocasião, Thais estava acompanhada do Anderson Medeiros, André Ozaki e Rafael Martins, seu namorado. Eu estava na companhia de Alexandre Milhorance, Philipe Almeida e Wendel Menezes. Foi um dia bem bacana. Rimos muito durante a trilha e no cume batemos muito papo enquanto aguardávamos o tempo melhorar para apreciar a Maria Comprida que estava encoberta pelas nuvens.

Espera.

Saltamos no Montreal, atravessamos a rua e fomos para o ponto que tem do outro lado da rua enquanto o Anderson não chegava. Thais me informou que ele passaria ali por volta das 06h50. Não demorou e o Anderson chegou. Entramos no carro nos cumprimentamos. Fui no banco de trás e Thais no banco do carona. Seguimos para pegar o Rafael em Araras. Com todos presentes, paramos no centrinho de Araras para comprar alguma coisa. Comprei uma caixa de bis e um biscoito recheado de morango. Acabei levando um isotônico também.
Voltamos para o carro e seguimos para o acesso da trilha. Só faltou o André nessa. Ele foi para a Maria Comprida levar outro grupo de caminhantes.

Hora de andar.

Saltamos do carro no acesso da trilha. A trilha para o Joãozinho é a mesma da Travessia Araras-Secretário. Esse caminho também dá acesso ao Morro da Mensagem. O ponto onde as trilhas são iniciadas é conhecida como ''Colo das Torres'' antes de descer o vale em direção a Secretário. Ao estacionar o carro bem em frente a trilha, Anderson teve que retornar pois não deu para deixar o carro na lateral da rua de acesso. Ele colocou o carro em um canto um pouco antes enquanto Thais, Rafael e eu ficamos de papo. Ajustei o facão na cintura e quando Anderson chegou começamos a trilha. Fui andando tranquilamente na frente e estranhei um pouco. Estive naquele caminho duas vezes apenas e isso em 2017 quando fui ao Morro da Mensagem. A trilha estava bem marcada e logo em seu início surge uma casa do lado direito. A trilha passa por alguns trechos de laje de pedra e  por um curto trecho numa espécie de túnel feito por bambus. Conforme avançamos na trilha, começamos a passar ao lado das torres e apreciar a vista bonita do lugar. Dava para ver inúmeras montanhas da Serra dos Órgãos incluindo a pontinha do Garrafão. Chegamos ao colo das torres e então vi a trilha do Morro da Mensagem á direita um pouco a frente. A trilha que seguia descendo reto em direção ao vale levava para Secretário. E ali mesmo do lado esquerdo passando por baixo da torre estava a trilha do Joãozinho. Esse local é o colo das Torres.

Início da trilha do Joãozinho.

Entramos na trilha subindo o morrinho. A calha da trilha estava bem visível e era bem estreita no início. Anderson e eu fomos na frente com Rafael e Thais na cola. Subimos até sair numa laje de pedra com a trilha a frente.
Anderson e Rafael apreciando o visual.

Paramos aí para olhar o visual.

Morro da Mensagem.

Foi nesse momento que olhei a minha bota lotada de carrapatos. Eram tantos que chegou a dar nervoso. Batemos as botas, as roupas e continuamos trilha acima. A partir deste ponto surgem muitas bifurcações que dão no mesmo lugar. Seguimos para a esquerda até um certo ponto e depois para a direita. Foi neste trecho que vi a Maria Comprida pela primeira vez no dia. Caminhava tranquilamente conversando com o Anderson quando me deparei com o lindo visual. Cheguei a tropeçar por não prestar atenção. Anderson também adorou a visão que tinha dali. Rafael e Thais juntaram-se a nós e fizemos uns bons registros no local.
Trecho antes da crista com visão para Maria Comprida, João Grande e Monte de Milho.

Nesse momento as coceiras terríveis começavam em todos os lugares do corpo.

Serra da Araras.

Já satisfeitos, continuamos em direção a crista para a esquerda passando por muitas trilhas que se interligavam. Achei aquilo bem confuso. Certamente caminho aberto por cavalos para pastar. Apesar do céu azul, não fazia muito calor pela manhã e a caminhada continuava agradável mesmo com os carrapatos circulando em nossos corpos. Alcançamos a crista que tinha a trilha bem definida e sem muitas bifurcações. O visual era bem legal. Não poderia falar o mesmo de alguns espinhos que ficam no chão e batiam na canela as vezes. Fui de short e acabei pagando o pato. Mas estava mais confortável assim.

Serra do Taquaril, Serra do Cantagalo e Três Picos ao fundo.

Da crista para a parte final até o cume.

O caminho na crista foi a parte da trilha que era a melhor para caminhar. Iniciamos a subida em direção ao cume e paramos numa lajinha de pedra. Ao sentar para descansar e esperar pela Thais e Rafael que vinham logo atrás, comentei com o Anderson que a região dos Três Picos aparecia no horizonte. Papeamos ali e eu aproveitei para retirar a bota e as meias. Tinha carrapato até no dedão do pé. Com todo mundo recuperado depois da curta pausa, subimos por um trecho escorregadio e começamos a seguir a trilha para a direita, contornando para seguir até o cume.  Anderson esperou um pouco até que Thais e Rafael chegassem no trecho para fazer um registro deles e subimos para o trecho final. A vista ali era muito bonita com o João Grande e a Maria Comprida bem próximos e imponentes. Aproveitando o belo dia e o visual impressionante, Anderson tirou uma foto minha com meu celular ali e o resultado foi ótimo.

Lindo trecho na trilha do Joãozinho.

Thais e Rafael chegaram em seguida e Anderson fez fotos dela. Rafael subiu para uma pedra um pouco acima e eu o segui. Lá achamos o livro de cume deixado pelo CEP.
Livro de cume do Joãozinho.

O livro estava dentro de uma ''marmitinha'' retangular envolvido em alguns plásticos. No entanto, não tinha caneta ou lápis. Rafael e eu ficamos na pedra e resolvi fazer um vídeo daquele ponto. O vento estava surreal e assim que acabei de registrar, me sentei perto de onde estava o livro e Rafael fez o mesmo. Anderson e Thais chegaram e explicamos a situação. Porém, Anderson tinha caneta e assinou o livro. Rafael partiu para uma área logo a frente. Thais não perdeu tempo e foi se juntar a ele. Depois fomos até eles e ficamos surpreendidos com a visão bem legal do lugar. Lanchamos, papeamos e fizemos alguns registros do lugar. Eu me deliciei com o empadão e os sanduíches feitos pela Thais. Tomei isotônico e água para hidratar. Só depois assinei o livro de cume. Rafael foi dar umas exploradas assim como o Anderson. Numa dessas exploradas para observar o lugar, fiz uma foto do Anderson.

Visual do cume do Joãozinho. Anderson de camisa preta á esquerda.

Depois de algum tempo juntos no cume da montanha conversando bastante, decidi ficar um pouco a sós comigo mesmo. Aproveitei a pouca bateria que me restava para fazer os últimos registros e escutar música. Depois de um tempo eles voltaram e fizeram alguns registros seus aproveitando o belo dia e o visual que tínhamos dali.

Rafael admirando a paisagem.

Anderson no cume do Joãozinho.

Thais no cume do Joãozinho.

Anderson também fez uma foto nossa no cume.

Rafael, eu e Thais no cume do Joãozinho.

Acabei entrando na brincadeira e pedi um registro meu naquele lugar para levar de recordação. Pedi a Thais e o resultado ficou como eu esperava. Apesar de estragar um pouco a paisagem com a minha presença, deu para destacar a Maria Comprida e o João Grande.
Linda visão do cume e ótimas pedras para descansar.

Com o passar do dia, notei uma ligeira nebulosidade engolindo as montanhas da Serra da Estrela, principalmente na região da travessia Cobiçado x Ventania e avançava para a cidade, em todas as direções. Acabei fazendo algumas fotos durante essa mudança de tempo repentina.
Cidade de Petrópolis.

Tempo mudando radicalmente.

Após um tempo sozinho, vi Anderson chegando com novas companhias e fiquei surpreso. Um homem e duas mulheres vieram com ele e nos cumprimentaram. Batemos papo e eles foram embora. Fizemos o mesmo pouco depois. Na volta, Anderson e eu revezamos a haste abandonada que ficava no cume. A volta foi tranquila e batemos muito papo. Pegamos mais alguns carrapatos, fizemos alguns outros registros e descemos da trilha até chegar ao carro passando por algumas pessoas. No caminho de volta paramos no centrinho de Araras e depois tomamos um açaí delicioso. Logo a mudança climática atingiu a região de Araras com vento forte e frio. Optamos por colocar os casacos. Voltamos a estrada e Anderson deixou Thais e Rafael na porta de casa e em seguida me deixou em frente ao Terminal de Corrêas. Agradeci e fui esperar o ônibus para ir embora. No grupo agradeci a todos pelo convite e pela companhia. Foi ótimo trilhar com vocês outra vez. Só faltou mesmo o André e seu senso de humor para dar mais brilho ao dia.